I Colóquio Justiça e Democracia (2016)

A Comissão Organizadora convida pesquisadores e pós-graduandos  a reunir apresentações envolvendo temas das áreas de Ética e Filosofia Política, visando propiciar ambientes de discussão e favorecer o intercâmbio entre diferentes pesquisas referentes a essas duas áreas, bem como enriquecer a cultura filosófica dos participantes. O Congresso ocorrerá no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Trindade, dos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2016. Estão confirmadas as presenças dos palestrantes:
Dr. Alessandro Pinzani (PPGF/UFSC)
Dr. Delamar José Volpato Dutra (PPGF/UFSC)*
Dr. Denilson Luís Werle (PPGF/UFSC)
Dra. Milene Consenso Tonetto (PPGF/UFSC)
Dr. Ricardo Virgilino da Silva (PPSP/UFSC)
Dr. Rúrion Soares Melo (DCP/USP)
*Em razão de um acontecimento imprevisto, o prof. Delamar não poderá participar do Colóquio.
O Colóquio tem por objetivo inserir-se nos atuais questionamentos presentes no interior da esfera pública brasileira, em que temas como democracia, reformas estruturais, debates sobre corrupção no sistema político, justiça social, lutas sociais protagonizadas por vários movimentos tem reivindicado atenção para demandas de profundo interesse filosófico. Estas, por sua vez, colocam perguntas pelos dois conceitos principais do encontro, justiça e democracia, mas colocam também em jogo conceitos filosóficos centrais da Ética e Filosofia Política, tais como autonomia, direitos humanos, dignidade, tolerância, liberdade e igualdade, sem os quais nossos julgamentos no mundo prático perdem escopo e profundidade. O impacto desses movimentos presentes em nossa esfera pública e a pertinência das perguntas filosóficas que os subjazem oferecem a oportunidade reflexiva para o Colóquio, que sobre elas se debruçará.

As atividades do Colóquio consistirão em apresentações de trabalhos dos pós-graduandos e conferências proferidas pelos professores no período da noite. As comunicações contarão com um modelo diferente de discussão e serão mediadas por um debatedor a ser definido pela comissão. As conferências terão o formato de apresentações de 30 a 40 minutos, proferidas por um ou mais professores, envolvendo temas de Ética e Filosofia Política.

cartaz Colóquio 2016. PNG

Programação

programacao

PROGRAMAÇÃO COMPLETA [ATUALIZADA] (clique para baixar)
CONFERÊNCIAS (Clique para baixar)

Acesse aqui o Caderno de Resumos

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Denilson Luís Werle (PPGF/UFSC)
Eduardo de Borba (Mestrando PPGF/UFSC)
Jorge Armindo Sell (Doutorando PPGF/UFSC)
Nunzio Alì (Doutorando PPGF/UFSC)
Raquel Cipriani Xavier (Mestranda PPGF/UFSC)

Anúncios